O Impacto que a Educação Inclusiva causou na minha prática pedagógica
Quando paro para pensar o porque de eu ter me direcionado a trabalhar com a educação Inclusiva, muitas são as possíveis causas.
Em determinados momentos me ponho a pensar que é a forma que encontrei de voltar a trabalhar com aluno, tendo em vista que estava trabalhando de maneira mais burocrática.
Se penso mais um pouco até chego a pensar que é por que tive em minha família uma pessoa especial, que por ser mais velha que eu, talvez eu não conseguisse organizar meus sentimentos e entender o que pensar, agir e sentir a respeito.
Oscilo também em pensar que é pela constante busca de informações que as situações nos levam a fazer: estudar, pesquisar, ler, trocar informações, enfim nos desacomodando a cada instante.
E este dinamismo que nos move, nos faz questionar, conflitar, verificar viabilidades, aceitar possibilidades.
É um eterno fazer, acertar, tentar, voltar a tentar, comemorar, ter expectativa, frustrar-se, acreditar, surpreender-se, esperar longamente por resultados, não desistir.
O que mais chama a atenção é a maneira com que passamos a observar e entender os processos de aprendizagem. De como isso é particular e num tempo próprio.
Quando eu trabalhava com uma turma de alunos, via o processo de aprendizagem como a resposta de um grupo, sem levar em consideração de como é um processo único e pessoal.
Atualmente, trabalhando com alunos com necessidades educacionais especiais, me ponho a pensar em cada um, considerando suas habilidades, potencialidades, seu modo de ser e de responder aos estímulos, e, de como este processo é interessante, rico e sensibilizador.
De como podemos observar as descobertas, as conquistas, avaliar as tentativas, valorizando o processo de construção do conhecimento.
Enfim, creio que se voltar a trabalhar com um grupo de alunos, minha intervenção será mais rica, tendo em vista todo o tempo de sensibilização obtido no tempo em que trabalhei com alunos especiais.
Carmen Luiza Riva
Nenhum comentário:
Postar um comentário