quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O impacto da inclusão na minha prática pedagógica

O Impacto que a Educação Inclusiva causou na minha prática pedagógica

            Quando paro para pensar o porque de eu ter me direcionado a trabalhar com a educação Inclusiva, muitas são as possíveis causas.
            Em determinados momentos me ponho a pensar que é a forma que encontrei de voltar a trabalhar com aluno, tendo em vista que estava trabalhando de maneira mais burocrática.
             Se penso mais um pouco até chego a pensar que é por que tive em minha família uma pessoa especial, que por ser mais velha que eu, talvez eu não conseguisse organizar meus sentimentos e entender o que pensar, agir e sentir a respeito.
            Oscilo também em pensar que é pela constante busca de informações que as situações nos levam a fazer:  estudar, pesquisar, ler, trocar informações, enfim nos desacomodando a cada instante.
            E este dinamismo que nos move, nos faz questionar, conflitar, verificar viabilidades, aceitar possibilidades.
            É um eterno fazer, acertar, tentar, voltar a tentar, comemorar, ter expectativa, frustrar-se, acreditar, surpreender-se, esperar longamente por resultados, não desistir.
            O que mais chama a atenção é a maneira com que passamos a observar e entender os processos de aprendizagem. De como isso é particular e num tempo próprio.
            Quando eu trabalhava com uma turma de alunos, via o processo de aprendizagem como a resposta de um grupo, sem levar em consideração de como é um processo único e pessoal.
            Atualmente, trabalhando com alunos com necessidades educacionais especiais, me ponho a pensar em cada um, considerando suas habilidades, potencialidades, seu modo de ser e de responder aos estímulos, e, de como este processo é interessante, rico e sensibilizador.
            De como podemos observar as descobertas, as conquistas, avaliar as tentativas, valorizando o processo de construção do conhecimento.
            Enfim, creio que se voltar a trabalhar com um grupo de alunos, minha intervenção será mais rica, tendo em vista todo o tempo de sensibilização obtido no tempo em que trabalhei com alunos especiais.

Carmen Luiza Riva

Nenhum comentário:

Postar um comentário